• CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL
  • ciadoletreiro@ciadoletreiro.com.br
  • (54) 3229.1360
← voltar

Blog Cia do Letreiro » Notícias

Notícias
4 dicas para criar uma boa fachada de loja
1 – Busque ajuda de um profissional especializado
Se sua loja é nova, solicite ajuda do arquiteto que a projetou para indicar um bom designer especializado em layout de lojas. Estes profissionais irão estudar vários elementos e, de acordo com seus conhecimentos em identidade visual, ajudar a compor uma fachada incrível para o seu estabelecimento.

2 – Respeite a legislação
Procure saber o que é permitido e o que não é em termos de regras de paisagem urbana na sua cidade. Muitas cidades brasileiras estão normatizando a inserção de placas e letreiros luminosos para evitar poluição visual.

Não tem coisa mais incômoda do que investir tempo e dinheiro em uma fachada e depois ter que modificá-la para evitar multas. Pense na reputação da loja perante os consumidores e no prejuízo financeiro.

3 – Aproveite as características do imóvel
Nem sempre é preciso fazer uma reforma profunda na fachada do imóvel alugado ou comprado de segunda mão. Conheça a história do prédio e aproveite as características arquitetônicas e históricas como insumos para a criatividade na hora de pensar a fachada.

Por exemplo, se sua loja se encontra em um edifício histórico, certamente há elementos arquitetônicos que remetam ao período de construção. Que tal apenas restaurar esta fachada e inserir elementos modernos, que deem equilíbrio entre o novo e o antigo?

Cada caso é um caso, mas antes de jogar anos de história abaixo, pergunte a profissionais especializados o que é possível aproveitar para valorizar o visual da loja.

4 – Não exagere
Fique atento à poluição visual. Lembre-se: menos é mais. É preciso investir em elegância, não em cores gritantes ou placas com excesso de informação.

A fachada deve ser criativa e ter destaque, mas sem perder a identidade visual da marca e sem ser gritante.
LEIA MAIS
Notícias
Conheça a lei das Fachadas de Caxias do Sul
Veja aqui a lei que fala sobre os esclarecimentos às empresas sobre as resoluções da nova lei municipal. O regramento abrange veículos de comunicação visual como letreiros faixas, painéis, outdoors e fachadas de estabelecimentos comerciais.

ALGUNS PONTOS DA LEGISLAÇÃO:
- Vale para todo o município de Caxias do Sul, não somente para a área central.
- Para determinar o tamanho permitido para a publicidade, será considera a largura da testada (largura frontal do imóvel junto ao solo), multiplicada por um índice numérico, diferente para prédios históricos ou não.
- Placas perpendiculares, fora do lote, serão proibidas.
- Fica proibida a colocação de anúncios que:
- escondam, ainda que parcialmente, a visibilidade de bens tombados;
- prejudiquem as edificações vizinhas ou de terceiros;
- utilizem dispositivos luminosos que produzam ofuscamento ou causam insegurança ao trânsito de veículos e pedestres.
- Painéis luminosos (back-light) ou iluminados (front-light) de face simples, com área de até 30 metros quadrados, deverão ser instalados com distância mínima de 80 metros um do outro.
- Para quem descumprir a lei, a multa será entre 10 e 250 Valores de Referência Municipal (VRMs), ou seja, de R$233,90 a R$ 5.847,50.
- Estádios de futebol, igrejas, templos, abadias e catedrais podem ter 50% a mais de espaço de anúncio, mas devem obedecer aos demais itens da lei.

Saiba mais aqui:
http://www.camaracaxias.rs.gov.br/Leis/LC/LC-00412.pdf
LEIA MAIS

Parcele seu projeto em até
48x com o cartão BNDES!
Tel.: 54 3229.1360
ciadoletreiro@ciadoletreiro.com.br
© Copyright 2007 2017 Cia do Letreiro | Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por Gabriel Isoton